Teorema de Pitágoras

Obs.: Esse post já foi publicado anteriormente no blog, mas como estou recolocando apenas alguns dos arquivos antigos, aqui está ele de novo com um desenho que fiz de um busto de Pitágoras. Enjoy!
digitalizar0005 2digitalizar0005 3digitalizar0005
Certa vez, um professor meu de matemática da oitava série, me contou sobre a verdadeira história por trás do nome do famoso teorema de Pitágoras.
Se tal história é verdadeira ou não, isso não me interessa. Só acho que contar uma boa justificativa para ela seria uma divertida escolha para a primeira crônica…



Nos remotos tempos da Grécia Antiga, vivia um importante pensador que desenvolvia ideias para muitas questões do seu cotidiano, seu nome era Pitágoras.
Ele costumava ser um homem alegre e frequentava a praça central da sua cidade para discutir seus pensamentos com os cidadãos. Certo dia, nada parecia estar funcionando, tudo estava dando errado…
- Não aguento mais isso! Fico tentando e tentando, e grande porcaria, não vejo nem que dois mais dois são quatro!!!
Pitágoras, eterno homem de estudos, estava por algum tempo tentando decifrar relações entre triângulos, mas nada surgia… O dia foi passando, e mais coisas ruins ocorreram, desde seu estoque de comida que havia sido devorado por formigas assassinas, como também suas roupas que não secavam de jeito nenhum mesmo tendo passado a manhã inteira sob o sol.
- Ah, como sofre um apreciador do ócio digno…
Pitágoras estava sendo resmungão esta tarde… Relatos de vizinhos afirmam que ele havia sido premiado com um par de chifres de seu aprendiz favorito, o que o irritara muito, agravante causado pelo fato de que o dito cujo o traíra com uma moça, o que parecia insanidade para ele. 
Depois de muitas queixas, Pitágoras resolveu fazer uma limpeza na sua nem tão humilde residência. Pegou a vassoura, jogou água no chão para lavar, ficou em posição para esfregar toda sujeira... Mas foi nesse momento que uma revolução matemática estava prestes a acontecer.
  Devido a um descuido e ao chão escorregadio, Pitágoras escorregou e caiu de bunda no chão molhado… Sua vassoura tombou para a parede e ele falou a primeira blasfêmia que lhe veio à mente:
- Hipotenusa!!!!!!!!!!!!!!!!!
Essa palavra significava um dos mais cabeludos palavrões da época. Ele estava irritadíssimo, quase fora de si. Não, minto, ele estava completamente fora de si.
Porque foi nesse momento iluminado que ele percebeu algo…
A vassoura estava apoiada na parede, de modo que a parede e o chão faziam noventa graus de ângulo e a vassoura e o chão tinham uma inclinação qualquer. E no minuto de maior alucinação de sua vida, ele constatou que a soma dos quadrados das medidas dos lados menores do triângulo era igual ao quadrado da medida do lado maior!
Muito emocionado com sua descoberta, Pitágoras decidiu fazer uma homenagem ao seu tombo e batizou o lado maior de hipotenusa. Os lados menores receberam o nome de cateto, o nome do seu aprendiz favorito, que lhe parecia uma palavra feia naquele instante… E assim, com direito a “nem tão felizes para sempre”, Pitágoras, o matemático, gravou seu nome para a eternidade com o teorema mais famoso dos cursinhos de vestibular.
Afinal, sem ele, ninguém passa…
Ps: Essa história foi obra de meus pensamentos anormais, não acreditem ou saiam difamando um dos maiores gênios de todos os tempos por aí…
Pitágoras: amem ou reprovem nas provas.
6HUAHUAHUAHAUHAUHAUAHAUHAUAHA!!!
Deixo aqui minha singela homenagem a esse teorema tão importante na nossa vida escolar. Smiley mostrando a língua

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comenta aí, amigo leitor!