Ensaios: cliques da 65ª reunião da SBPC



Entrada da Expo T&C – 65ª reunião da SBPC

Eu sei que esse post tá meio atrasado, mas na vida de estudante de engenharia eletrônica é complicado arrumar tempo pra escrever, por mais que se goste… Mas sem mais frescurites, vamos falar de alguns pontos observados sobre a 65ª reunião da SBPC(Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência) que rolou de 21 a 26 de julho, aqui na UFPE:
1) Engraçado, desde que eu entrei na universidade, a Biblioteca Central estava em reformas, mas milagrosamente poucos dias antes do evento, ela fica pronta e cheia de novidades legais.
2) Nunca vi um prédio daquele ser lavado de verdade. De repente, o pátio da frente do RU(Restaurante Universitário) e o até as pilastras do CTG(Centro de Tecnologia e Geociências) estavam sendo devidamente lavados. E esses foram só os que eu vi, afinal são os que mais frequento.
3) Ainda sobre o RU, nunca houve nenhuma proteção para os alunos que esperavam na fila quilométrica pra fazer sua refeição. Era debaixo de sol e chuva. Então resolveram essa semana colocar toldos pra nossa espera ser um pouco mais digna. Pelo menos mesmo depois que o evento passou, os toldos continuaram e espero que lá permaneçam.
4) Quanto a segurança… Bem, desculpe dizer, mas nas noites continuava tudo a mesma coisa: um breu de assustar qualquer nativo ou visitante.
5) Uma pena que muita gente não pôde prestigiar, afinal, não é todo professor que liberou. Ou se liberou, marcou provas e trabalhos pra semana seguinte ao evento.
Passados os pontos observados, vamos falar de coisa boa do evento, afinal, foi ótimo e uma grande oportunidade pra ver trabalhos bastante interessantes.
O tema da SBPC foi “Ciência para o novo Brasil” e os homenageados da ocasião são a arqueóloga Niéde Guidón, professora visitante aqui da UFPE, e também Luiz Antonio Marcuschi, linguista e um dos primeiros docentes do programa de pós-graduação em letras da nossa universidade.


Cartaz da 65ª reunião da SBPC

O evento é anual e contou com 266 atividades, incluindo a participação de pesquisadores importantes do nosso país e alguns estrangeiros também, além de gestores do sistema estadual e nacional de C&T. Foram 60 minicursos em várias áreas, 82 conferências, 16 encontros, 87 mesas-redondas, seis simpósios, nove sessões especiais e ainda seis assembleias. Toda a programação era voltada pra que nós estudantes pudéssemos ter um gostinho do que tinha de bom na ciência sendo desenvolvido no Brasil. Os muitos estandes estavam lotados de material informativo, tanto que levei pra casa um bolo pra ler, gente nos explicando sobre os projetos em que estavam envolvidos, mostrando coisas interessantes em ação, e claro, coisas divertidas pra fazer, tipo tirar uma foto num trenó.


Só assim pra eu subir num trenó… hahaha

Todas as atividades estavam bem legais e além disso tinha um espaço pra comprar livro a preços módicos. Para minha surpresa, também vendiam mangás! Meus olhos marejaram naquele momento… Obras de arte, fotografias, havia tanto pra se ver que eu fui umas três vezes visitar as exposições. No primeiro dia que fui, visitei as exposições  que estavam instaladas na frente do Colégio de Aplicação da UFPE, e elas eram voltadas pro público mirim. Muitas crianças e pais se divertindo com as coisas expostas, a maioria delas eram jogos interessantes e que estimulavam o pensamento. Alguns difíceis até pra gente que já é macaco véio!

page1
Eu e outras crianças brincando com um robô que valia 80 mil reais! Smiley surpreso

Havia um caminhão, chamado de Museu Itinerário, organizado pela UFMG, com várias salas temáticas, uma simulando o momento em que ainda estamos no útero antes de nascer, outra com vários objetos que estimulavam nosso tato e visão com sensações diferentes, outra que simulava o interior de um submarino, outra que tinha três monitores que exibiam uma região do mundo usando o Google Earth, e ainda outras com filmes em 3D sobre habitats encontrados em solo brasileiro.

page2
Alguns cliques do Museu Itinerário

Depois, nas outras vezes que fui, visitei o espaço principal onde estavam acontecendo todas as atividades abertas ao público em geral, com muita coisa pra se ver. As fotos são poucas em relação a tudo que tinha lá, afinal, eu mais vi do que registrei em imagens, mas já dá pra sentir um pouco do que foi. Abaixo, vocês veem o ensaio com as fotos tiradas e eu  também coloquei uns links em que você pode saber mais sobre o evento(mesmo que atrasado hehe). Pra quem tá curioso, a próxima SBPC será no estado do Acre!
Até a próxima! Smiley de boca aberta



 
OBSERVAÇÃO: Gente, na nova versão do Flickr não tem como compartilhar um slideshow apenas de um álbum como antes... Então, as fotos desse ensaio são as primeiras 23 que aparecem aí, as outras são da Galeria do blog(de posts anteriores).


Links para mais informações:

2 comentários:

  1. o que eu fico indignado é com o fato de o reitor "cuidar" da UFPE apenas para receber o evento... pra passar uma imagem de uma universidade limpa e organizada ... desde que estudo na federal, nunca houve uma preocupação com o campus, como houve na semana da SBPC.

    mas enfim :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, isso deveria ser mais bem pensado e colocado em pauta. Tem muita coisa pra melhorar. Já vi dois reitores no comando e nem fez diferença :/

      Excluir

Comenta aí, amigo leitor!