Coisa de mulher prendada: Uma crônica ou uma receita? O desafio picante!


Desculpem a imagem ruim, só encontrei essa… Smiley triste

A culpa era do sabor do nordeste.
Antes que você, caro leitor, entenda-me errado, deixe-me explicar. Adoro comida nordestina, como boa paraibana/pernambucana que sou. Era um dia comum desses em que eu voltava da UFPE com Érica, e dada nossa comum falta de recursos financeiros, estava complicado escolher um lugar no shopping para almoçar. Decidimos comprar macarrão e molho, sairia barato e renderia bastante. Chegamos na seção dos molhos de tomate no supermercado. Eu estava impressionada com a variedade absurda de sabores que eram vendidos nas prateleiras.
Molho com cebola, molho com azeitona, molho com carne, molho sabor pizza, e não só os molhos de tomate, mas até molho madeira se vendia ali. Naquela confusão de opções, Érica me aponta um tradicional.
- Po, mas a gente vem até aqui e pega esse molho sem graça mermo? Não, né, vamo ver um com uma frescura a mais! – digo eu, leiga na atividade de escolher molho de tomate. Continuo passando os olhos pelas embalagens até que eu avisto ele: molho de tomate sabor do nordeste. Tinha coisa mais tentadora do que um molho com esse título? Minha boca já começava a salivar imaginando a delícia que devia ser.
- Dani, só se liga numa coisa: molho APIMENTADO. – disse Érica sabendo do meu histórico com comida picante. O negócio é que eu não tinha muita experiência ali e sempre que me enveredava a comer coisas com pimenta, o resultado não era lá o melhor. Eu ficava vermelha e suando feito uma porca. Aquela coisa tosca de quem não é acostumado e ainda é branco feito uma vela. Fico me sentindo uma gringa provando acarajé com pimenta baiana.
- OK, eu sei que é apimentado, mas eu aguento né? É O SABOR DO NORDESTE, PRECISO PROVAR! – E feliz e satisfeita, agarrei a embalagem pra levar pra casa de Érica. Chegamos lá e tudo muito bem, ela prova o molho quando ainda está na panela e diz que é bem leve. A opinião de Érica em coisas picantes não me era muito confiável porque eu sabia que ela gostava de uma pimenta na comida. A hora de provar chega e despejo no prato a parte com mais molho. Instantaneamente, assim que ponho a primeira garfada na boca, eu vou no inferno e volto. Obviamente, eu tento disfarçar na classe, mas meu olho ameaça lacrimejar deliberadamente.
- Érica…. Tem aquela maionese esperta aí pra eu comer com macarrão? Gosto de botar. – ok, eu de fato gostava de maionese com macarrão, mas dessa vez era de uma necessidade cavalar. Eu esperava que a maionese ajudasse na ardência absurda que estava a minha língua. Até o fim do almoço, eu fiquei vermelha, suando como uma porca e cheguei ao novo nível: quase choro de tão apimentado. Claro que na minha cabeça eu não ia descer do salto, e aguentei bem. Claro que Érica viu minha tentativa forçada e foi bem legal fingindo que não percebeu.
Esse episódio virou piada interna por muitos dias. Até essa semana, relembramos e fiquei matutando comigo mesma que devia ter um jeito de comer algo picante e não ficar ridícula daquele jeito. Eu ia achar uma solução.
E foi daí que surgiu o desafio picante.
Eu ia comer aquele molho picante de todo jeito. E não ia passar mal por causa dele. Era uma questão de honra.
Decidida, falei com Érica pra preparar outro macarrão na casa dela. Pesquisei e pesquisei na internet, o jeito era tacar creme de leite. Como essa quinta não teve aula, por causa da greve dos ônibus, resolvemos que era o momento. Antes de tudo, fomos ao supermercado comprar o bendito molho. Passei meus olhos novamente por aquela confusão de sabores e não achei o sabor do nordeste.
-Ok, estou desesperada, como fazer o desafio sem o desafiante??? – perguntei incrédula para Érica.
- Bem, tu quer que seja picante né? Tem essa marca aqui que diz que é apimentado.
- Hmm… Tá valendo! Não tem o titular, vai o reserva!
E depois de procurar o creme de leite, o requeijão mais barato, deixar o requeijão cair no meio de muitas garrafas de vinho e elas não quebrarem mas o fundo do requeijão quebrar, e ainda assim ter a cara de pau de pegar outro e deixar lá o quebrado escorrendo, fomos felizes com os ingredientes pra casa.
WP_20130704_00120130704154107
O desafiante substituto!
Nada contra nenhuma marca específica, vale lembrar. Meu desafio era contra a picância desses tipos de molho. Tanto que a primeira tentativa tinha sido com uma marca e nessa está sendo com outra. Colocamos o molho numa panela e juntamos o creme de leite. Era ele o componente decisivo para enfraquecer meu oponente. O negócio é que o molho terminou ficando meio rosado, não mais com a cara apetitosa de outrora. Ponto para o desafiante. Mas eu não ia desistir. Érica provou o bendito e disse que estava ok. Eu precisava conferir na raça. Coloquei um pouco no pulso.
-Hmm, não está nada mal! Consigo comer muito bem e…. – A picância surgiu. Ok, isso devia ser coisa inerente desses tipos de molho. Você comia e estava tudo ok, quando engolia, vinha aquela ardência na língua que deixava uma coceirinha ali. Pra quem curte uma pimenta, isso é ideal. Pra mim, era sinal de olho lacrimejante. Mas calma, ainda tinha uma carta na manga: o requeijão.
Lomogram_2013-07-04_03-45-18-PM
O desafiante levando a primeira lapada!
Dada a primeira lapada, esquentado o molho e deixado ele encorpar, era simultâneo o cozimento do macarrão em outra panela. Macarrão sem muita frescura, já que o destaque era a luta picante. O requeijão iria em cima, pra dar aquela gratinada com um queijinho ralado no forno. E claro, era pra botar requeijão sem miséria. Tacar com gosto sem medo de ser feliz. Afinal, por mais que ele deixasse a receita um tanto quanto pesada, ficaria uma delícia. Isso se o molho ficasse comível pelo meu paladar sensível à pimenta.

Lomogram_2013-07-04_03-45-45-PM E tome requeijão no miserável!
Lomogram_2013-07-04_03-46-35-PM
Depois de deixar um pouco no forno… Gratinado é amor! Coração vermelho
Ok, o danado estava pronto. E se tem uma coisa na vida que dá agua na boca, é o tal do gratinado. Receita que leva coisa cremosa por cima e gratina com queijo é sempre de matar. Chance grande de sucesso. Eu achava que a vitória era garantida. Além do macarrão, rolou uns nuggets, daqueles menorzinhos pra acompanhar. Gordice mode on.
- Érica, prova primeiro aí, e depois me fala.
- Tá certo, calma aí…
Ela prova, faz suspense.
- Tá bom sim, experimenta.
O tom de voz não denunciava nada. Parecia estar bom e eu estava varada de fome! Comi uma garfada grande com gosto.
-Hmm, não está nada mal! Consigo comer muito bem e…. – A picância surgiu. Ok, isso devia ser coisa inerente desses tipos de molho. Você comia e estava tudo ok, quando engolia, vinha aquela ardência na língua que deixava uma coceirinha ali. Pra quem curte uma pimenta, isso é ideal. Pra mim, era sinal de olho lacrimejante. Não, nem o requeijão tinha sido minha carta na manga. Mas estava gostoso mesmo com a ardência do final.
O veredito foi: meus olhos lacrimejaram menos, não fiquei (muito)vermelha e não suei bicas(provavelmente porque coloquei um ventilador bem na minha cara e é inverno no Recife). A receita é boa e no futuro merece ser repetida.
Com um molho normal, pelo menos.
PS: Pra quem ficou curioso, a receita é ridiculamente simples, se liga aí, essa porção rende bem pra duas pessoas!
Receita do Desafio picante!
Lomogram_2013-07-04_03-49-11-PM
Fácil de fazer até mesmo para pessoas como eu! Smiley de boca aberta
Ingredientes:
Uma caixa de molho de tomate apimentado
Metade de um pacote de macarrão
Uma caixa de creme de leite
Um pote de requeijão(ok, não precisa usar um inteiro, mas não vale colocar pouco!)
Queijo ralado a gosto
Modo de preparo:
Cozinhe o macarrão de acordo com as instruções do pacote. Em outra panela esquente o molho e junte com o creme de leite. Depois despeje o molho no macarrão em uma vasilha, misture, taque o requeijão sem medo de ser feliz, jogue queijo ralado por cima e leve ao forno até dar aquela gratinada. Pronto, experimente o desafio!
PS2: Hoje Érica me apresentou cappuccino gelado que vem na caixinha e é tipo… DIVINO! Fechou muito bem o nosso almoço ardente(mas devo alertar que não é lá um mimo muito em conta…)!
 Lomogram_2013-07-04_03-34-16-PM
       Ignorem eu usando farda de 2009 e atentem para minha cara de felicidade!    Toddynho ainda tá no top, mas esse Cappuccino da 3 corações(ou sei lá como fala essa marca :p ) definitivamente entra nos bem cotados! Coração vermelho
PS3: Pelo visto eu não fui a única que não me dei muito bem com o sabor do Nordeste. Aqui um consumidor destila revolta!
PS4: Ok, um PS pra dizer que chega de PS’s hahahaha
Até a próxima! Smiley piscando

4 comentários:

  1. que Namorada prendada!!!

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    vou querer um desse depois viu?!
    o meu eh extra-picante ;)

    ResponderExcluir
  2. axei que nao ia escrever mais dani. hahahahahahaha, adoro ler seus textos, me divirto muito!
    e esse texto eu gostei demaais!!! tentarei fazer esta receita aqui em casa, quando tiver tempo.

    abraçãoo! não pare de escrever !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, obrigada, comentários assim me fazem ganhar o dia! :D
      Fiquei muito feliz e pode ter certeza que não largarei o blog, talvez demore um pouco pra sair coisa nova por causa do meu curso na faculdade, mas prometo que vai ficar no ar. A receita vale mesmo fazer, fica gostosa. \o/
      Um grande abraço!! ;)

      Excluir

Comenta aí, amigo leitor!