Passo a passo: ilustração de um carro com chamas ao redor

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Esse é o primeiro passo a passo que publico no blog. É um pouco diferente de um tutorial, já que não vou explicar detalhadamente tudo o que eu fiz, mas vocês poderão ver o desenvolvimento da imagem do zero.
Primeiro eu peguei um desenho meu de 2010, que sempre tive vontade de pintar digitalmente mas nunca atingia um bom resultado. Assim era até eu comprar minha mesa digitalizadora e melhorar minhas possibilidades de desenho.



1) 25082010641 O desenho original
           

   Aqui está o desenho! Ele já tem dois anos e foi uma tentativa não muito satisfatória de desenhar uma Ferrari. Mas no fim, não estava tão mal, então resolvi usá-lo(isso aí atrás seria uma Torre Eiffel, mas está um tanto fora do eixo também). Alegre











2) A vetorização e as sombras iniciais
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   Agora temos a vetorização com as linhas base do veículo. Trabalhei com estilos de camada para dar esse efeito as linhas vetorizadas e as pintei com um vermelho escuro, já que escolhi pintar o carro de um vermelho forte e profundo(não consegui largar totalmente a ideia da Ferrari Alegre).







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    Pronto, linhas base feitas, agora passamos as sombras e luzes básicas do carro. Utilizei um airbrush suave e para deixar algumas partes da carroceria em maior evidência(e com formas mais geometricamente alinhadas), usei a ferramenta Pen. Além disso, para dar o aspecto metalizado, utilizei a ferramenta Gradient, mais umas pinceladas com o brush(em diferentes tons de cinza e opacidades) e uma borracha com opacidade pequena(mais alguns ajustes com Curves e cheguei a essa superfície).



3) Cores,mais detalhes e finalização do carro
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    Parti então para adicionar os detalhes do carro. Aqui vemos a pintura dos bancos, do volante(que terminou meio invisível na composição final) e também um dégradé aplicado aos vidros.




 

 


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    Hora de colocar a cor base do carro! Como fiz as sombras iniciais em tons de prata, eu podia escolher qualquer cor para a cor básica. Escolhi um vermelho bem vivo.




 

 


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     A primeira fase está concluída.  Adicionei umas sombras num tom escuro de vermelho, pintei os pneus, o para-choque e coloquei o símbolo OMDD(que deveria na verdade ser OMHDD, que são as iniciais do nome do blog, mas só percebi isso tardiamente e tive preguiça de consertar Smiley mostrando a língua). Alguns ajustes com Curves, e o carro está pronto.








Então foi nessa hora que achei que precisa de algo a mais para que a ilustração chamasse alguma atenção.
Foi aí que tive a ideia das chamas flamejantes ao redor do carro. Não fica claro na versão final, mas coloquei uma estrada no embaixo do carro, apliquei um Motion Blur para uma leve sensação de movimento na direção do veículo e acrescentei os faróis(achei depois que seria bom esse detalhe). Além disso, coloquei um fundo com um dégradé em tons quentes e escuros. Para fazer as chamas, foram necessárias várias camadas variando entre tons de amarelo, laranja e vermelho sempre com um brush com Airbrush e Shape Dynamics(simulando a pressão da caneta). O toque que deu vivacidade ao fogo foi trabalhar com a aba HDR Toning, mudando seus parâmetros cheguei ao resultado desejado. Para finalizar, aumentei a temperatura geral da imagem, apliquei um último tom esverdeado nas bordas das chamas e fiz os últimos ajustes de luz, sombra e saturação com Curves. Chegamos então a versão final:

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E aí, que tal o primeiro passo a passo? Curtiram? Se sim, não deixe de acompanhar, que muitos outros virão!
Até a próxima! Smiley piscando

PS: Passei mais ou menos umas 6 horas para concluir todos os estágios desse desenho. Alegre

3 comentários:

  1. Loool vc desenha muito!

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  2. Ei daniela,já fez algum curso??tem algum pra recomendar?

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    1. Não, nunca fiz curso, mas se vc mora em Recife eu recomendo o curso da escola SAGA ;)

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