Ensaios: uma visita a Casa da Cultura


DSC00735

Eu tinha 15 anos quando visitei a Casa da Cultura pela primeira vez.
No momento que pisei os pés dentro dela, tudo se apagou. E aos poucos meus olhos foram recuperando a visão do lugar, o tempo parecia durar de outra forma, como se fosse outra dimensão. Eu não vestia mais as mesmas roupas, estava com um vestido do estilo das pessoas do fim do século 19, percebi homens fardados andando de um lado pro outro vigiando os presos, ouvia lamentos sussurrados dos detentos enclausurados em celas muito pequenas…
Eu pisquei os olhos e num segundo voltei a ver o que estava acontecendo de verdade. Meu pai segurava minha mão me chacoalhando, pois do nada eu tinha ficado parada olhando pro nada. Foi a primeira vez na minha vida que tive a impressão que podia ser que existissem vidas passadas, pois aquilo parecia muito com a descrição de deja vu. Não sei se foi produto fértil da minha mente, mas resolvi que um dia voltaria àquele lugar.
Esse dia chegou e dessa vez não houve visão nenhuma, o que me fez concluir que as aulas de história do ensino médio me deixaram com uma imaginação bem fértil. Mas essa visita não foi a toa, rendeu as fotos desse post!
A Casa da Cultura é um antigo centro de detenção, construído em forma de cruz, feito no estilo neoclássico. Depois de ser desativado, passou a ser um local com lojas que oferecem diversos tipos de produtos característicos de Pernambuco, tais como artesanato, rendas, bordados, roupas, pinturas, esculturas e muitos outros. O lugar merece uma visita e é um cenário digno de ser lembrado como ponto turístico da cidade de Recife e patrimônio histórico do Brasil. A seguir, as fotos tiradas lá. Alegre


2 comentários:

  1. belas palavras, e belas fotos também... Meus reconhecimentos ao fogógrafo!
    bjo dani, continue escrevendo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha agradeço o reconhecimento, tirando as fotos em que eu apareço, o resto foi eu que tirei, então vou tomar os reconhecimentos pra mim! hehehe
      Continuarei por aqui, volte sempre!
      bjo

      Excluir

Comenta aí, amigo leitor!